25 junho 2011

100º aniversário do Porto de Long Beach Califórnia

O Porto de Long Beach na Califórnia cumpriu ontem os festejos do seu 100º aniversário. Por este porto passou a história e muitas histórias desde que há um século os principais estaleiros daquela zona dos Estados Unidos têm ocupado grande parte da área. O arranque do porto deu-se com a construção naval através da firma Long Beach Shipbuilding em 1907. Os primeiros projectos estão intimamente ligados ao desenvolvimento do próprio porto pois construíram-se dragas para criar profundidade para o calado dos navios em área naturalmente abrigada. Durante a Segunda Guerra Mundial, a Marinha estabeleceu uma grande base militar no Island Terminal e manteve-se até ao encerramento da Long Beach Naval Shipyard em 1997. No seu lugar surgiu o terminal de contentores "Pier T".
Este porto começa a ganhar notoriedade a partir do momento em que nele fica definitivamente ancorado um dos mais famosos transatlânticos do mundo, o Queen Mary, que foi recebido de forma memorável a 9 de Dezembro de 1967. Tornou-se a imagem do porto e uma popular atracção turística. 
Por este porto passaram referências históricas que se podem tomar conhecimento em visita. Salientamos o Canberra em 1961 na sua primeira escala; o Princess Patricia, primeiro navio da Princess Cruises em 1965. Estariamos horas a salientar.
Hoje em dia, a principal referência pelas frequências de acostagem é da Carnival Cruise Lines que possuí o seu próprio terminal no Cais H, ao lado do Queen Mary, com três partidas semanais.

Sem comentários:

Enviar um comentário