15 junho 2011

(Arte) Murano

O Celebrity Solstice tem uma particularidade a bordo, o de ter um "espectáculo" Hot Glass Show onde se produzem peças em vidro e se ensina como fazê-las. Podendo parecer repetitivo, é interessante visitar um dos ex-libris de Veneza, a ilha de Murano, onde se produzem finas peças de cristal, especialmente candeeiros: Arte Murano. A curiosidade está em saber o porquê das peças de cristal Murano serem caras, quando parece que até nós podemos produzi-las a bordo do navio.
A Arte Murano está intimamente ligada a inúmeros navios de cruzeiro porque possuem peças saídas desta ilha. São populares pela sua beleza, enaltecendo a decoração refinada dos interiores dos navios.
Murano,  vulgarmente descrita como uma ilha na Lagoa de Veneza, é na prática um arquipélago com sete ilhas, duas são artificiais. A ideia de "uma" ilha advém do facto de serem unidas por pontes entre si. Dista 1 km de Veneza e tem cerca de 5000 habitantes. As atracções turísticas de Murano são a Igreja de Santa Maria e São Donato pelos seus mosaicos bizantinos do século XII e porque apregoam que ali jazem os ossos de um dragão que matou São Donato; a Igreja de São Pedro Mártir e o Palácio da Mula completam a ementa "turística".
Ainda relativamente à Arte Murano, existem atrações relacionadas com o cristal através de peças contemporâneas e outras da época medieval, em espaços abertos ao público. Existe o Museu do Cristal (Museo Vetrario) que se localiza no Palácio Giustinian. Desfrutem da habilidade:

Sem comentários:

Enviar um comentário