10 junho 2011

Roma no dia de Portugal

Hoje 10 de Junho, apesar de em viagem, o dia de Portugal foi das primeiras conversas do dia. O 10 de Junho começou por ser o dia de Luís Vaz e Camões que representava, justamente, o génio da pátria, representava Portugal na sua dimensão mais esplendorosa e mais genial, a sua maior referência é "Os Lusíadas" (Link). Começou como feriado municipal em Lisboa, na data apontada como sendo a da sua morte. O estado novo apropriou-se da data, tornando a comemoração nacional a partir de 1933. Com o 25 de Abril, a Revolução dos Cravos, houve pretexto para rebaptizar esta data mas com alterações que vão além do dia de Camões. Passa a ser dia de Camões e das Comunidades Portuguesas. Lembrei-me da biblioteca do navio! ... e aqui estou de novo, encontrei um livro e passo a copiar o seguinte:
"Conceição Meireles, especialista e professora de História Contemporânea da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, refere que as comemorações do 10 de Junho no pós-25 de Abril já não abrangem “ unicamente o povo português no seu território nacional”, mas sim “o povo que, por necessidades várias, desde sobrevivência económica, a questões de perseguição política, teve que se espalhar por diferentes partes do mundo”. Sensação estranha, apesar de não ser emigrante estou neste momento fora do país num percurso que passa por 5 países, falando de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, numa biblioteca de um navio de capital americano e bandeira de Malta ... e de onde acabo de saber que o nosso amigo Bart de Boer tem na entrada do seu site (Link) uma foto com este preciso navio, Celebrity Solstice, em Nápoles, que não é nem mais nem menos do que o nosso próximo porto. A aldeia global a funcionar.
 amplie p. f.
Divagamos, mas não esquecemos que o propósito era falar de Roma, acabamos por falar do país de um grupo de pessoas com língua oficial portuguesa que andam divertidos numa viagem. Estes "embaixadores" têm que partir para Roma, não vos podendo levar ;o) fica o vídeo:

Para informações turísticas de Roma consulte os nossos posts mais antigos: Roma 1 de 4, Roma 2 de 4, Roma 3 de 4, Roma 4 de 4.

Sem comentários:

Enviar um comentário