05 agosto 2011

Carnival, +2 para a Aida

A Carnival Corporation deu a conhecer o projecto para dois novos navios. Após a recente informação sobre a adjudicação à Fincantieri da construção de um novo navio de132.500 toneladas e 3.700 passageiros para a Costa Cruzeiros, tomamos conhecimento de um memorando de entendimento com um estaleiro japonês, Mitsubishi Heavy Industries, para a construção de duas unidades de 125.000 toneladas e 3.250 passageiros, para outra companhia do grupo, a AIDA Cruises. O programa de construção pretende tê-los disponíveis para entrada em funcionamento em março 2015 e março de 2016.

Entretanto e como complemento à notícia do novo navio da Costa, segundo a companhia, será substituto para o envelhecido Costa Marina que deixará a frota em Novembro de 2011. A Costa prossegue a renovação dos seus navios havendo uma programação de venda dos navios mais antigos. No início de julho, a Costa lançou o navio Costa Favolosa de 114.500 toneladas e 3.000 passageiros, segue-se na próxima primavera o Costa Fascinosa, seu irmão gémeo.

De conferir que Carnival mantém a sua fidelidade ao estaleiro Fincantieri apesar desta encomenda aos estaleiros japoneses, lembramos que os contratos de construção de navios para cruzeiros sucedem-se ininterruptamente desde 1991, 20 anos de intensa parceria com os estaleiros italianos. O volume de encomendas começa a parecer mais do que a capacidade de construção dos consagrados estaleiros europeus.
A ordem de construção dos 2 navios para AIDA pela Mitsubishi Heavy Industries confere à Carnival Corporation 10 navios encomendados. Três programados para entrega em 2012, dois em 2013, dois em 2014, dois em 2015 e um em 2016. A AIDA é habitual cliente da Meyerwerft.

Quanto à frota, Aida Cruises possuí na actualidade uma frota de 8 navios (Aura, Bella, Blu, Cara, Diva, Luna, Vita e a recente incorporação do "Sol". No próximo ano está programada a entrada em serviço do Aida Mar.

Sem comentários:

Enviar um comentário