12 setembro 2011

Portas do Mar

Foto: António Simas/ Azores Cruise Club
Portas do Mar é o singular nome do porto de Ponta Delgada, na principal ilha açoriana: São Miguel. Inaugurada em 2008, revela-se um multiusos à volta da função principal, permitir a atracagem de navios. O projecto da autoria do arquitecto Manuel Salgado integra para além do terminal marítimo de cruzeiros, uma marina, uma piscina, um anfiteatro, espaços comerciais onde se destacam os restaurantes e ainda estacionamentos de apoio à infraestrutura.
A aposta neste projecto revelou-se uma forma de rejuvenescer a orla marítima da cidade de Ponta Delgada, incluindo equipamentos vários, aliciando as companhias de cruzeiros para novas rotas e novos itinerários que incluam os Açores e deslumbrem os seus passageiros com as suas belezas naturais. 
Para inovar é necessário dar oportunidade e estar presente. As autoridades têm sabido dar oportunidade à divulgação deste porto e das suas potencialidade através de espectáculos de cobertura nacional e internacional via RTP no seu canal para as comunidades portuguesas dispersas no mundo, gerando um passa-palavra eficaz entre os naturais dos destinos de emigração, em suma a todos os telespectadores.
A cidade de Ponta Delgada está imbuída neste espírito de alcançar empatia e sucesso. Quando muitos navios se deparam com portos que apresentam cidades desertas aos domingos e feriados, Ponta Delgada esforça-se por ter o seu comércio aberto, dando vida à cidade e permitindo aos passageiros dos cruzeiros a compra de souvenirs e a prova das artes culinárias açorianas. Significa isto, que de um momento para outro poderão estar 10.000 ou mais forasteiros ávidos a conhecer e a comprar, lá estarão os açorianos a bem receber e a obter o retorno do seu investimento
Fotos: www.portasdomar.pt
A internet, a televisão, as conversas entre as pessoas são veículos publicitários, poderão chegar aos centros de decisão, mas há atalhos que quando bem aproveitados são sinal de inteligência, geradores de empatia. Outros despendem dinheiro sem resultados práticos. Os elogios agradam mais quando não são de circunstância e se ouve na voz dos que usufruem. Ouvir um elogio do comandante do Queen Elizabeth é passaporte para o sucesso e a conquista de um "sim", sem dúvidas, para novas apostas dos "Queens".

filme de Bruno Rodrigues
amplie p. f.
Siga toda a actualidade sobre os portos dos Açores em:
http://cruzeirospdl.blogspot.com/

Observe a publicação "Comvida"  (Link) sobre as Portas do Mar

Sem comentários:

Enviar um comentário