11 dezembro 2011

Dança da chuva precisa-se.


Os cruzeiros de rio na Europa são uma maravilhosa opção de férias, quer pelos locais a visitar, quer pelas épocas escolhidas. No entanto, um grande desafio é de momento vivido nos rios europeus navegáveis pelas companhias que se dedicam à actividade, o nível da água, em alguns casos e por trechos, tornaram-se não navegáveis.
É dramático o acompanhamento dos boletins meteorológicos por parte das companhias de cruzeiros. Aguardam desde há muito por chuvas que regularizem os caudais dos rios permitindo uma época de grande afluência como é o Natal. A época natalícia torna os cruzeiros especialmente interessantes pela adição das festividades, ornamentações e feiras de Natal  nas vilas e cidades das escalas.
Nas últimas semanas alguns cruzeiros tiveram que ser interrompidos para transbordo via autocarro dos passageiros para navios em outras secções de rio navegáveis.

O presidente da Viking River Cruises, Richard Marnell disse que "os padrões climáticos na Europa são imprevisíveis mas que os baixos níveis de água são normalmente mais provavéis no final do verão e início do outono, antes das chuvas e neves começarem. Por outro lado, altos níveis de água em cruzeiros no início da primavera também podem causar problemas porque os navios não são capazes de passar sob pontes. Estamos a observar as alterações climáticas nesta experiência com os rios". É caso para dizer que andam nos extremos e São Pedro não anda a dosear.

A incerteza da situação é frustrante para ambos, os passageiros com reservas e as empresas de cruzeiros fluviais. As companhias esperam cumprir os itinerários conforme programados mas não comandam o tempo. Reconhecem a frustração dos viajantes que desde a Europa ou fora dela desejam cumprir o sonho das feiras de Natal pelo Reno e Danúbio e não sabem que decisão tomar, se cancelar com antecedência para um reembolso total se confiar na sorte acreditando que chova. Uma situação é certa, as companhias estão a navegar mesmo que em trechos tenham que fazer transbordo e a tendência lógica de tempo é para haver chuva. Um verdadeiro sorteio do Euromilhões.

Sem comentários:

Enviar um comentário