27 dezembro 2011

Nova companhia de cruzeiros?

Os estaleiros STX em França anunciaram a recepção da encomenda de 2 navios oceânicos de uma companhia de cruzeiros fluviais, a Viking River Cruises com sede em Basileia - Suiça. Ambos os navios terão uma capacidade para 888 passageiros (41.000 Ton.) e deverão ser entregues em 2014 e 2015.
Recordamos que o presidente da Viking River Cruises é o norueguês Torstein Hagen, foi CEO da extinta Royal Viking Line e que posteriormente foi membro dirigente da Kolster Cruise e da Holland America Line antes de avançar com a actual companhia de cruzeiros fluviais.
Os novos navios foram designados por "Projecto ODIN" (um deus da mitologia nórdica) e relembram por um conjunto de pormenores as características e reputação que todavia resiste da antiga Royal Viking Line. Nos nossos dias e após 20 anos da extinção da companhia, ainda navega por exemplo o Prinsedam da Holland America Line (1988: Royal Viking Sun (Royal Viking Line), 1994: Royal Viking Sun (Cunard Line), 1999: Seabourn Sun (Seabourn Cruise Line), 2002: transferido para a Holland America Line como Prinsendam) sob uma configuração que parece migrar para o projecto ODIN.
A companhia pretende explorar o segmento de luxo dos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália.
Numa altura em que os cruzeiros de rio ganham fama mas enfrentam os problemas do baixo nível das águas dos rios navegáveis da Europa, parece haver apostas na diversificação dos investimentos aplicando os conhecimentos do passado.
Odin

Sem comentários:

Enviar um comentário