26 dezembro 2011

A rainha dos baptismos

É para levar mesmo à letra, falamos da Sua Majestade a Rainha Isabel II, é a monarca de qualquer casa real que mais baptizou navios de cruzeiro/ "ocean liners", todos da Cunard. O último foi a 11 de Outubro de 2010 em Southampton, a terceira geração de navios Queen Elizabeth. Esse dia foi marcado por várias iniciativas, entre os quais, 1600 convidados foram brindados com a exibição da Orquestra Sinfónica de Bournemouth e com um vídeo da Cunard com imagens dos seus clássicos onde a rainha Isabel II esteve presente. Enquanto isto a rainha percorria o navio, contemplando os seus interiores, obras de arte e colocando a primeira assinatura no diário de bordo. A sua presença fez-se notar do lado de fora, com espanto, quando a rainha na sua visita à ponte de comando carregou no botão que fez soar o apito do navio. Tudo acompanhado em ecrãs desde exterior.
Queen Elizabeth (3º de 2010): Rainha Isabel II
Este foi o seu quarto baptismo, anteriormente havia sido a vez do Queen Mary 2 em 2004, O Queen Elizabeth 2 em 1967 e o Caronia em 1947 quando ainda era princesa Isabel. De salientar que em 1938 esteve a bordo aquando da inauguração do navio Queen Elizabeth, o primeiro. A história da Cunard leva 173 respeitáveis anos.
Queen Mary 2 (2004) * Queen Elizabeth II (1967): Rainha Isabel II
Caronia (1947): Princesa Isabel
Queen Elizabeth (1938): presença

Elizabeth Alexandra Mary ou se preferirem rainha Isabel II ou Elizabeth II nasceu em Londres a 21 de Anril de 1926 e foi coroada a 2 de Junho de 1953 após a morte do seu pai, rei Jorge VI a 6 de Fevereiro de 1952. É a atual monarca constitucional e chefe de Estado do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, Antígua e Barbuda, Austrália, Bahamas, Barbados, Belize, Canadá, Granada, Jamaica, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Ilhas Salomão e Tuvalu. É a segunda chefe de estado há mais anos no poder depois do rei Rama IX da Tailândia que foi coroado a 9 de Junho de 1946. A rainha Isabel II é a rainha mais idosa de todos os tempos na monarquia britânica, a segunda maior longevidade foi da rainha Vitória mas nada se supera à Cunard, nem na realeza nem na navegação marítima.
A Cunard foi fundada em 1838 como British and North American Royal Mail Steam Packet Company.

O navio Queen Elizabeth tem brindado no corrente ano os portos portugueses com a sua presença, estará na passagem de ano do Funchal para assistir ao fogo de artifício.

1 comentário: