21 fevereiro 2012

Cruzeiro "Azores Cruise Club"

O Celebrity Constellation é um navio da classe Millenium que foi "Solstizado", ou seja, a aparência exterior é a da classe Millenium (similar aos irmãos Infinity, Summit e Millenium) mas que sofreu uma extensa remodelação para ser redimensionado e decorado para assumir as aparências interiores e serviços da classe Solstice. É neste navio que a Azores Cruise Club vai organizar o seu primeiro cruzeiro do qual vamos dar conhecimento.
O Constellation foi construído nos estaleiros franceses de Chantiers de l'Atlantique, em St. Nazaire, França. O navio dispõe de turbinas a fuelóleo e uma turbina a vapor, oferecendo até 60 Megawatts para os sistemas elétricos e dois motores propulsores azimutais 19MW Rolls-Royce/Alstom. Em 2007, teve uma grande remodelação onde foi adicionado um motor a diesel como forma de economizar combustível. O navio pode ser operado em qualquer combinação de turbinas a fuelóleo ou a diesel. 
Como outros elementos de avaliação para os interessados no cruzeiro, podemos dizer que o Constellation é um navio que foi baptizado a 12 de maio de 2002 e esteve registado deste essa data até 2007 em Nassau - Bahamas, tendo transferido nesse ano o seu registo para La Valetta - Malta onde permanece até aos nossos dias.
O navio tem 91.000TAB, 294mt de comprimento com 13 decks e consegue navegar até 24 nós (44Km/h). Comporta um máximo de 1950 passageiros para uma tripulação de 999 elementos.
O Constellation é permanentemente bem avaliado pelos leitores da Condé Nast. Por norma e durante o verão o navio navega no Norte da Europa (situação que os Açores beneficia para poder usufruir deste cruzeiro até Amsterdam)Desde a sua entrada em serviço navega entre maio a agosto no Mar Báltico. Em junho de 2010 e julho de 2011 o navio alterou o seu programa incluindo também cruzeiros para os fiordes noruegueses até o Cabo Norte. No resto da temporada anual o Constellation poderá ser encontrado no Mediterrâneo (cada vez menos) e nas Caraíbas no inverno.
Os fans do navio chamam-no carinhosamente por "Connie", uma referência já usada na era dos aviões Super-Constellation.
Quando o Celebrity Constellation está na Europa, os passageiros a bordo são uma mistura internacional, a maioria dos quais oriundos do Reino Unido (o maior contingente ), França, Alemanha, Holanda, Itália e Espanha. Os passageiros provenientes do Japão, Israel e América do Sul também se fazem notar e provavelmente serão a par dos norte-americanos a maioria dos passageiros que o grupo da Azores Cruise Club vai encontrar a bordo devido à origem da navegação na transição para a época na Europa.
A Celebrity é uma companhia requintada e respeitam um "Dress Code". Durante o dia, esteja à vontade no estilo "resort casual" mas, na hora de jantar os passageiros tendem a "aperaltar-se" e isso deve ser respeitado nos dias comuns já que nas noites formais o requinte deve subir na indumentária com pelo menos fato ou smoking nos homens e vestido "jeitoso", maquilhagem e penteado cuidado nas senhoras. Um cruzeiro de 7 dias com dias de navegação vão proporcionar jantares de gala. 
Para a concretização deste cruzeiro a direcção do Azores Cruise Club (ACC) chegou a acordo com o operador Melair e com a agência TUI de Ponta Delgada com a finalidade de concretizar a partida desde Ponta Delgada (principal critério). Outro dos critérios foi a vantagem económica, desde logo com o itinerário a preço mais acessível e a exclusão de alguns trajectos aéreos, com voo de regresso directo desde o destino final do Cruzeiro - Amsterdam - até Ponta Delgada. 
Atenção que o cruzeiro, ao contrário do se possa pensar, está aberto aos sócios do Azores Cruise Club mas também ao público em geral. O itinerário proposto, dias e horas poderão ser conhecidos na tabela junto ao presente texto. Qualquer situação suplementar deverá ser dirigida à agência (Link) indicando que é o cruzeiro promovido pela Azores Cruise Club com embarque em Ponta Delgada. O programa mais detalhado bem como os preços poderão ser conhecidos neste LINK. Tenham em atenção que é uma configuração com embarque em Ponta Delgada.

Os interessados residentes nos Açores deverão efectuar a sua reserva o quanto antes, uma vez que os lugares são limitados. Para tal deverão deslocar-se à agência TUI de Ponta Delgada, no Centro Comercial Solmar (contacto telefónico: 296 205 329). Os sócios do Azores Cruise Club usufruirão de vantagens que poderão incluir descontos adicionais, entre outras facilidades nos transferes de grupo.
                                                                                                                            
O Cruzeiro
Aproveitando uma travessia Atlântica do Celebrity Constellation para o seu reposicionamento para o verão na Europa, a Azores Cruise Club desenhou um cruzeiro de 8 dias que lhe vai proporcionar uma maravilhosa viagem. Inclui a passagem por Lisboa para redescobri-la pelo meio fluvial, Lisboa transformar-se-á vista do Tejo e desde o deck superior do Constellation. A par de Lisboa, outro porto na terceira escala - Dover - pertence à associação de portos da costa atlântica da Europa. Na Europa continental poderá conhecer Le Havre ou eventualmente outro destino servido por aquele porto, será a sua segunda escala. A viagem termina na Veneza do norte: Amsterdam. Depois de termos até aqui conhecido o navio, vamos conhecer os destinos.
Dia 13: partida desde Ponta Delgada
Dia 14: dia de navegação
Dia 15: Lisboa


Dia 16:dia de navegação
Dia 17:dia de navegação
Dia 18: Le Havre

Dia 19: Dover

Dia 20: Amsterdam

Saliente-se que durante a madrugada do dia 20 o navio navegará deste o mar por um canal até Amsterdam. Efectuará passagens por comportas para atingir a capital da Holanda que fica abaixo do nível do mar.
O regresso a casa ocorrerá 2 dias depois (1 noite + 2 dias completos, o navio chega às 5h da manhã do dia 20), terá oportunidade para conhecer a capital holandesa. No final do dia 21 e por via aérea desde Schiphol, os cruzeiristas viajarão em voo SATA directo para Ponta Delgada.
Schiphol é reconhecidamente o aeroporto preferido dos viajantes que passam pela Europa, com excelentes zonas comerciais antes e depois dos controles, muita animação e curiosidades:

Excelente cruzeiro, aproveite!

4 comentários:

  1. Bela apresentação, com os pormenores que as agências nunca divulgam.
    Acácio Melo

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo trabalho, assim conhecemos o navio dos 7 dias e os lugares.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado amigos por este excelente artigo, que tomei a liberdade de reutilizar no nosso blogue, com a devida referência ao vosso trabalho.

    Um abraço,

    ResponderEliminar
  4. Agradecidos pelas Vossas palavras. Ao Bruno Rodrigues um abraço da equipa da Cruzeiros. Bom cruzeiro!

    ResponderEliminar