01 fevereiro 2012

Destaque de fevereiro: Disney Fantasy nas Portas do Mar

- Lá ao fundo são as Portas do Mar!
DISNEY FANTASY EM PONTA DELGADA
a 20 de fevereiro.
Um enquadramento idílico para um navio de Fantasia numa ilha de sonho: São Miguel
O destaque do mês de fevereiro nos portos portugueses vai para o Disney Fantasy que no dia 20 estará nas Portas do Mar em Ponta Delgada (Link). Alguma expectativa esteve presente nos entusiastas portugueses de navios de cruzeiro pelo facto de o porto do Funchal e o de Ponta Delgada terem nos seus mapas de escalas o mesmo navio no dia 20. Neste momento 00:05 de 1 de fevereiro (hora de publicação do post) o mesmo ainda consta no porto do Funchal com chegada às 16h desse dia onde também estarão presentes o Independence of the Seas e o Thomson Destiny, contando com uma partida no dia seguinte pelas 19h. Facto que não se confirma.
Será o segundo revés do porto do Funchal no espaço de um mês depois da extinção dos serviços do ferry da Naviera Armas que ligava o Funchal às Canárias e a Portimão.
A passagem do Disney Fantasy pelas "Portas do Mar" revela-se um excelente investimento para o turismo dos Açores, a bordo do navio segue um grande grupo de convidados, entre os quais agentes de vendas e operadores que terão a oportunidade de observar os Açores e abrir o apetite a novas apostas. Também é de referir que as Portas do Mar sabem receber, juntando-se sinergias entre as autoridades locais, o comércio em geral e o atencioso Azores Cruise Club (Link) numa data que acerta numa segunda-feira de Carnaval. Não poderia haver melhor dia para receber o Fantasy, uma segunda feira que dentro do quadro carnavalesco permite acções concertadas de aproveitamento da animação. Deverá ser memorável juntar a fantasia do Carnaval aos bonecos do Fantsay.
O Disney Fantasy é o 4º navio das Disney Cruise Lines e foi construído pelos estaleiros de Meyer Werft (Papaneburg), possuí 124.000 TAB e 339,80mt. Em cruzeiros normalizados deverá transportar 2500 passageiros mas poderá chegar aos 4000. A tripulação fixa é de 145 indivíduos. A velocidade máxima de cruzeiro do Fantasy é de 22 nós. É irmão do Disney Dream.

Observe as publicações do nosso blogue sobre o Disney Fantasy: LINK


  PORTAS DO MAR  
Quanto ao porto, com o sugestivo nome de "Portas do Mar" é uma designação que sugere uma entrada para bons serviços no meio do Atlântico num ambiente de feliz concepção. Possui um terminal marítimo de cruzeiros e de navios de ligação inter-ilhas. No "Cais Sul" com 360 metros, ocorrem as acostagem de navios de cruzeiro e dos ferries inter-ilhas. O "Cais Norte" está igualmente vocacionado para as acostagens dos ferries inter-ilhas e possuí uma rampa ro-ro. Outros navios de pequena dimensão (até 90 metros de comprimento) poderão usar este cais.


As Portas do Mar destinaram na sua concepção uma área para uma marina de recreio com capacidade para 440 embarcações, havendo áreas de apoio como balneários, recepção, armazéns, etc. A infraestrutura de excelência oferece ainda aos passageiros e visitantes uma a piscina e respectivo edifício de apoio, o parque de estacionamento subterrâneo para cerca de 200 viaturas particulares, um anfiteatro de grandes dimensões, o Pavilhão do Mar com cerca de quatro mil metros quadrados para realização de exposições e eventos culturais e o jardim ao longo do passeio marítimo.
Foto: voltaomundo.net
Os passageiros do Disney Fantasy poderão usufruir de uma série de lojas e serviços existentes no porto como sejam: galerias comerciais, restaurantes de gastronomia diversa, bares/pubs, lojas com outros serviços, agência bancária, artesanato dos Açores, "gift shop", agência de viagens, rent-a-car, centro de estética, parafarmácia, perfumaria, artigos de desporto e "whale watching", entre outras actividades:
O Disney Fantasy, ao contrário do planeado inicialmente, será entregue antecipadamente o que permitiu que a data inicial de 7 de abril para a viagem inaugural passasse para 31 de março. 
O itinerário da primeira viagem contempla os seguintes destinos e horários:
Saída de Port Canaveral às 16h do sábado 31 de março, navegando todo domingo para uma chegada na segunda feira a Grand Cayman pelas 10h30m da manhã e saída pelas 16h30m. A viagem prossegue com a escala no dia seguinte na Costa Maia, com chegada pelas 12h45m e partida às 16h30m. Na quarta fiera o porto contemplado com a visita do novo Fantasy é Cozumel com cegada pela manhã cedo, 8h30m e partida às 17h30m. A quinta feira contará com um dia de navegação e descanso para o reboliço no dia seguinte na ilha privada da Disney, Castaway Cay com chegada às 9h30 e partida às 16h30m. No dia seguinte acaba este programa de 7 dias com regresso ao porto de partida, Port Canaveral com chegada prevista para as 7h30m.
Os açorianos poderão ver este navio antes dos primeiros clientes, sem a ansiedade de chegar ao dia do embarque :o) é certo, mas com o privilégio de fotografar e publicar na internet, o que trará visitas virtuais e destaque aos Açores.
A par das personagens da Walt Disney, seguem a bordo do Fantasy os Marretas.

2 comentários:

  1. Cá o esperamos! Excelente reportagem!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Olá caro Bruno Rodrigues,
    agradecidos pelo comentário.
    Relativamente a Açores terá que haver mais :o)
    O Bremen é outra grande referência em 2012 para as ilhas portuguesas com os Açores em especial.
    O Bremen está na nova revista no artigo "40 anos ilhas Selvagens".
    Desfrutem!
    Abraço da equipa da Cruzeiros

    ResponderEliminar