13 fevereiro 2012

Gelo chega a Veneza

Depois dos meios fluviais e canais navegáveis do centro da Europa terem congelado, havendo intervenção humana nalguns na tentativa de voltar a permitir a navegação, o frio Ártico faz-se sentir por uma faixa ainda mais larga na Europa cobrindo-a por completo.
No fim de semana passado, Veneza, um dos portos mais amados por quem faz cruzeiros, teve que adiar o tradicional desfile “anteprima” do Carnavale Venezia 2012 por um dia e para o rio Cannaregio, menos susceptível de inviabilizar de novo a "anteprima". Os canais alcançaram até então 7 cm de espessura de gelo, impedindo a navegação.

Entretanto, a programação do Carnaval de Veneza, que vai de 11 a 21 de fevereiro, prossegue dentro do possível e poderá acompanhá-lo a partir da Webcam colocada na Praça de São Marcos, entre outras.
Os cursos de água maiores estão a ser contagiados pelo avanço do gelo desde os canais devido à manutenção das condições climatéricas. A meteorologia prevê a manutenção deste estado do tempo até final deste mês de fevereiro.

Há situações verdadeiramente curiosas. Pela cabeça de alguns dos nossos leitores deverá estar presente se alguma vez gelou "La Laguna" por onde os cruzeiros navegam. A resposta é sim, em 1929 ano da grande depressão, situação que não está longe dos nossos dias. Existe inclusive este filme a documentar:

1929:
1708 foi também documentado:

Sem comentários:

Enviar um comentário