28 fevereiro 2012

Costa Allegra: evolução do resgate

A localização do Costa Allegra e a falta de energia a bordo complicam as tentativas de contacto com os seus passageiros e a obtenção de imagens. As webcams, habitualmente colocadas na proa e popa dos navios da Costa, estão desligadas no Allegra para poupança de energia. No entanto, passado um dia do ocorrido temos já imagens desde o primeiro meio que chegou ao Costa Allegra:

Uma entrevista com uma familiar de uma tripulante efectuada pela BBC neste LINK

A primeira embarcação a chegar junto do Allegra foi uma traineira francesa (Travignon) a fim de prestar auxílio. O plano de actuação previsto pelas as autoridades das Seychelles é a de rebocar o cruzeiro italiano até à ilha de Desroches, Seychelles. A evacuação dos passageiros e tripulação do Allegra terá duas fases, depois da chegada à pequena ilha de coral "Desroches" serão transportados pelos 240km até à capital de Mahé - Victoria (Seychelles) com aviões de pequenas dimensões das ligações entre-ilhas e barcos rápidos.
Depois desta fase as atenções ficarão voltadas para o Costa Allegra que será rebocado até ao maior porto das Seychelles - Port Victoria.
Nesta manhã um helicóptero saiu da capital das Seychelles (Victoria) com destino à localização do navio para fornecer comida (lembramos que as cozinhas do navio estão paralisadas), telefones por satélite e rádios VHF. As notícias a partir desse momento terão outra cadência.
Ilha de Desroches - Seychelles - Primeira etapa do resgate (amplie p. f.)
Avião "Beechcraft" usado nas ligações entre ilhas (amplie p. f.)
Port Victoria, destino final do resgate do Costa Allegra após passagem por Desroches (amplie p. f.)

Mahé: é a maior ilha das Seychelles, localizada no nordeste do conjunto de ilhas que formam o país. Possui 148,20 km² e 70.828 habitantes o que representa perto de 90% da população das Seychelles. A capital deste país é Victoria e está localizada em Mahé. O nome desta ilha está ligado a um antigo governador francês das ilhas Maríricias: Bertrand-François Mahé de La Bourdonnais.
Aterragem no aeroporto de Mahe, o maior das Seychelles e início do regresso a casa dos passageiros e tripulantes do Costa allegra. Visão que os resgatados terão no final da viagem de ligação entre Desroche a Mahe:

2 comentários:

  1. Os senhores são os melhores a informar nesta matéria, certinhos e para além do bombástico. Irrita-me ouvir na TV e jornais (que se vão transcrevendo e copiando ou a origem é a mesma) que dizem que o Allegra é irmão do Concordia em vez de dizerem que pertence à mesma frota ou companhia. Deveriam copiar por aqui.
    Parabéns do Mário Abreu

    ResponderEliminar
  2. Agradecidos pelas palavras, tentaremos fazer sempre melhor.
    Um abraço da equipa da Cruzeiros

    ResponderEliminar