09 fevereiro 2012

Um cruzeiro inovador do Hanseatic

Numa altura em que a Europa enfrenta uma vaga de frio do Ártico, que se prevê que dure quase até ao final deste mês, vamos fazer uma incursão pelo Círculo Polar Ártico, dando a conhecer um cruzeiro que se vai realizar neste verão e com programa previsto para 2013.
Lindblad Explorer
O norte do Canadá é uma profusa mistura de ilhas, recortadas costas, gelo e sobretudo desafios para quem por lá deseja navegar. É para muitos o mais desafiante itinerário no mundo ao nível da navegação. Em 1984 o navio Lindblad Explorer da Lars-Eric Lindblad, com condições climatéricas favoráveis, conseguiu um percurso pelo noroeste do Canadá onde só o nevoeiro e gelo na costa norte do Alaska o obrigou a recuar para navegar mais junto à costa e a escapar de uma grande plataforma de gelo. Este feito encorajou desde então a um pequeno número de  navios expedicionários a repetir a proeza, registando-se alguns casos em que tiveram que retornar na busca por melhores passagens. As condições no Ártico alteram-se a todo o momento e mais, as condições que permitem a navegação numa ocasião pode não resultar noutra. Aqui reside o desafio.
Ms Hanseatic
Mapa do itinerário
Mais recentemente alguns cruzeiros experimentaram uma navegação só na parte oriental desta complicada passagem pelo norte do Canadá regressando de novo para leste. Em 2010, 2 navios da Hapag-Lloyd realizaram dois cruzeiros em sentido oposto, o Ms Bremen (focado na nossa revista em banca) e o Ms Hanseatic, concretizando a passagem completa. O Ms Bremen efectou a passagem desde o Alaska à Islândia e o Hanseatic desde a Groenlândia (Kangerlussuaq) no sentido oposto. Encontraram-se em Cambridge Bay a sensivelmente meia viagem de cada um. Observar mapa maior aqui (Link).
No passado ano, o Ms Bremen fez a passagem desde Kangerlussuaq no sentido inverso à sua viagem de 2010, enquanto o Hanseatic ficou-se apenas pelo trânsito parcial da "Passagem Noroeste" num cruzeiro que começou em Kangerlussuaq e que terminou em Reykjavik seguindo a navegação de Franklin e Amundsen.
Ms Hanseatic
Chegamos a 2012 e o Hanseatic tem uma programação para o trânsito completo da Passagem Noroeste (Link) com partida programada do Alaska para Reykjavik a 14 de Agosto, ponto alto do verão do hemisfério norte, num cruzeiro de 27 dias. Este cruzeiro já não tem lugares disponíveis:
O caro leitor se deseja experimentar esta aventura deverá estar atento à entrada da programação para o verão de 2013 da Hapag Lloyd onde haverá duas oportunidades. A Hapag-Lloyd tenciona repetir o cruzamento de itinerários com 2 navios tal como em 2010.
Ms Hanseatic

Sem comentários:

Enviar um comentário