02 abril 2012

Portos: Movimento de navios de cruzeiro em Abril

Abril será um mês de grande movimento para os principais portos turísticos do país, as viagens posicionais são o principal motivo deste pico de actividade nos portos portugueses.

PORTO DO FUNCHAL

Depois de um início de ano positivo a apontar para o crescimento registado nos dois primeiros meses de 2012, tanto a nível de escalas como de passageiros em trânsito, o porto do Funchal promete continuar à medida que entra num dos meses altos da sua actividade.
Das 47 escalas previstas para Abril, destaque para as escalas inaugurais e primeiras escalas com o nome. No próximo dia 10 estreia no Funchal o Mein Schiff 2, o ex. Celebrity Mercury que se juntou à frota da TUI Cruises o ano passado. Num dia em que também visita a Madeira pela primeira vez com o nome, o Costa Voyager.
No dia 22 faz estreia absoluta na Madeira o paquete holandês Eurodam em viagem transatlântica das Caraíbas para a Europa, enquanto que dia 29 o Silver Explorer regista a primeira escala com este nome depois de ter estado na Madeira uma única vez como Prince Albert II. Este navio direccionado ao segmento dos cruzeiros de expedição da Silversea Cruises visita o porto do Funchal num itinerário temático das Canárias para Lisboa, com passagem pelas ilhas Desertas.

PORTO DE LISBOA

Seguido da habitual sazonalidade do porto de Lisboa durante o Inverno, em Abril o porto da capital começa a registar um movimento mais acentuado de navios de cruzeiro no âmbito das viagens posicionais para a Europa.
Este mês o porto de Lisboa assinala apenas uma escala inaugural, a do Saga Sapphire, a mais recente unidade da Saga que visita a capital em viagem inaugural ao Mediterrâneo à base de Southampton.

PORTOS DOS AÇORES

Após um mês de Março com apenas uma escala, a do Ventura não programada, Abril será um mês de muitas escalas no arquipélago açoriano.
Como habitual Ponta Delgada será o porto mais movimentado que este mês regista várias estreias, a primeira a acontecer no dia 6 por intermédio do Adonia da P&O Cruises, na recta final de um périplo pela América do Sul e Caraíbas. No dia 10 escala o Nieuw Amsterdam da Holland America Line em viagem transatlântica que faz passagem no porto da Horta dia 9, uma efémera que certamente não irá passar despercebida na ilha do Faial.
No dia 24 estreia o Norwegian Spirit da NCL em viagem posicional para a Europa onde irá operar pela primeira vez e até ao próximo ano.
No que toca aos cruzeiros de expedição ou os conhecidos itinerários temáticos, em Abril dois navios partem à descoberta dos Açores. O Sea Cloud II repete a operação do ano passado e escala as principais ilhas do arquipélago. O mesmo acontece com o Island Sky, estreante nos Açores, da companhia Noble Caledonia que assim aposta neste segmento de grande potencial no arquipélago açoriano.
Poderá ver as respectivas escalas nos Açores na lista de escalas previstas na coluna ao lado. 

PORTO DE LEIXÕES

O porto turístico de Matosinhos também cresce face aos três primeiros meses do ano, com as escalas de 6 navios de cruzeiro em Abril. Destaque para a estreia do Saga Sapphire no dia 21.

PORTO DE PORTIMÃO

Abril é o mês de arranque do movimento de navios de cruzeiro em 2012 no porto de Portimão, em detrimento do cancelamento do Prinsendam no mês passado.
São esperados 5 navios no rio Arade com destaque para a escala do Nieuw Amsterdam dia 14, que atendendo às suas dimensões, irá fundear à entrada do rio em frente à praia da Rocha.

2 comentários:

  1. Os Açores tiveram a escala não programada do Ventura em Ponta Delgada em Março. Logo não ficaram a zeros...

    ResponderEliminar
  2. El proximo año sera espectacular con la ampliacion del puerto Saludos

    ResponderEliminar