24 maio 2012

Le Havre celebra os 50 anos do paquete SS France

Dando continuidade aos artigos aqui publicados sobre este tema, o porto de Le Havre está a comemorar o quinquagésimo aniversário do paquete France, o último navio da antiga French Line, que tinha aquele porto francês como base nas travessias transatlânticas até Nova Iorque.
Para o efeito foi aberto um museu ao ar livre onde estará patente uma exposição fotográfica sobre o antigo paquete transatlântico.
Recorde-se que o France teve uma carreira curta pela French Line, permanecendo durante alguns anos imobilizado em Le Havre, até que em 1978 Knut Kloster, da Norwegian Caribbean Line, como era na altura conhecida a Norwegian Cruise Line(NCL), comprou o navio e investiu numa grande modernização vigente à entrada do France no mercado de cruzeiros.
O France retomou actividade em 1980 como Norway e desta vez não largava nem de Le Havre ou Nova Iorque, mas sim de Miami, e ao contrário da opinião dos mais cépticos, o projecto de Kloster provou ser muito bem sucedido. O Norway era de longe o maior navio de cruzeiros a operar nas Caraíbas, sendo de facto o primeiro grande navio de cruzeiros, o pioneiro de uma nova geração de grandes paquetes.

Sem comentários:

Enviar um comentário