29 agosto 2012

CSMART: centro de simulação de navegação marítima



Com a inclusão da Holland America Line no grupo Carnival, migrou para um conjunto de companhias a escola de navegação holandesa, acessível a quem queira.

Independentes e actuantes, este organismo têm a sua fidelidade comprometida com o desempenho dos seus formandos e não com os objectivos empresariais mas, curiosamente, é assim que melhor contribuem para credibilizar o produto "cruzeiros" e fazê-lo vender. 
Amplie as fotos.









Aquando do caso Costa Concordia, as imagens que surgiram nos dias seguintes, sobre o trajecto do navio, tiveram proveniência da Holanda onde monitorizavam navios para fins de formação de gestão de tráfego, melhoria dos desempenhos para menores consumos analisando rotas, correntes, estado do tempo, etc. A milhares de quilómetros ou se preferirem de milhas náuticas de distância foram dos primeiros a detectar, impotentes, que algo de errado se passava.












A CSMART - Center for Simulator Maritime Training, em Almere, próximo de Amsterdam, apresenta a mais recente tecnologia para formação em simulação de navegação marítima para proporcionar aos participantes uma experiência superior, que prtende fomentar o pensamento crítico, a resolução de problemas, a tomada de decisão ética e de confiança. O CSMART possui dois simuladores completos de pontes de comando, seis simuladores de tarefa nas pontes e a capacidade de simular propulsão de hélices fixas ou de Azipod. O complexo completa-se com grandes salas de aula, salas de reuniões e uma zona de restauração.

Área de simuladores de pontes de comando:


































A CSMART tem por missão fornecer formação de alta qualidade para a navegação marítima, onde se destaca:

  • Formação marítima para a indústria observando a segurança e excelência.
  • Desenvolver cursos de formação flexíveis que optimizam a aprendizagem e maximizam a relação custo-benefício.
  • Pesquisa e desenvolvimento de cursos para atender às novas necessidades dos clientes dentro da indústria marítima.
  • Fornecer a última geração de equipamentos para a simulação e treino relevantes para cada curso.
  • Utilizar critérios rigorosos para a garantia de qualidade e determinar os conceitos e procedimentos correctos para os cursos de formação.
  • Garantir o "up-to-date" na formação marítima de forma prática e eficaz.
Área de simuladores de monitorização das salas de máquinas:













O centro cobre as necessidades de treino e simulação da Holland America Line, Carnival, Princess Cruises, Cunard, Seabourn, AIDA, P&O e Ibero Cruceros. Conta ainda como clientes externos, a Norwegian e a General Maritime Corporation.
O programa televisivo "Falar Global", da SIC - Notícias, fez uma recente visita às instalações e produziu um vídeo que poderá ser visto neste link. Segue-se um vídeo de 8:18 minutos com a apresentação da CSMART:



Imagens: CSMART, Focus, "Beeld Punt" Valerie Clarysse
Fonte: Holland America PT

Sem comentários:

Enviar um comentário