21 outubro 2012

3 navios do grupo Carnival na Madeira

Este domingo, o porto do Funchal recebeu a visita dos navios de cruzeiros Costa Deliziosa, da Costa, Rotterdam, da Holland America Line, e AIDAsol, da Aida. São estas empresas do grupo norte americano Carnival, o maior do mundo, em número de navios e de companhias de cruzeiros.
 Quando no início da década de 70, o empresário israelita Ted Arison fundou a Carnival Cruise Lines, competindo com as norueguesas NCL e Royal Caribbean, não terá imaginado, ou sim, que seria hoje o líder mundial dos cruzeiros. A visão estratégica da família Arison foi tão maior e nobre quanto a de perceber que ao adquirir prestigiadas companhias de cruzeiros como a Holland America, a Cunard ou a P&O, todas com mais de 100 anos de história, deveria manter a autonomia e o nome destas empresas de navegação.
A Holland America foi a primeira empresa a ser comprada pela corporação Carnival, nos anos oitenta, juntamente com a Windstar Cruises, seguindo-se as compras de empresas como a Costa (a Royal Caribbean também esteve interessada) ou mais recentemente como a Aida. O cenário hoje no porto do Funchal revela o domínio do grupo Carnival na Europa e no mundo, seguido de perto pela Royal Caribbean e NCL.

1 comentário:

  1. Boa noite Grandes navios, empresas e grupos...
    Sabem quanto vai sair a próxima revista cruzeiros? Abraço New Travel Madeira

    ResponderEliminar